Sexta-feira, 4 de Setembro de 2009

foram espinhos contra rosas

 

Ontem, a notícia – ou melhor, a "notícia" – do dia foi a suspensão do Jornal Nacional da TVI, edição de sexta-feira, por parte do grupo Prisa que agora detém a Média Capital e, consequentemente, os destinos do canal. Porém, a notícia que querem fazer correr é o envolvimento do primeiro-ministro José Sócrates, ou do Governo, ou do PS, nessa mesma decisão. Ora, não tendo eu por hábito escrever muito sobre política, estou estupefacto perante o estado em que chegou a nossa politiquice tão portuguesa. Mais boquiaberto fiquei com as proporções que este caso está a ter e, pelos vistos, ainda vai continuar a ter. Principalmente depois de ouvir as reacções dos partidos de oposição que além do natural aproveitamento politico inerente, ainda tiveram a grande lata de baterem com a mão no peito que nem beatas de sacristia como se não devessem ou nunca tivessem prevaricado. O que me causa mais estranheza em tudo isto é esta tão remota possibilidade de que isso possa realmente ter acontecido. Caso Sócrates tivesse realmente influenciado essa decisão, seria contraproducente fazê-lo perante a iminência de tudo isto há muito estar para acontecer. Convenhamos que após o afastamento do Sr. Moniz da TVI, o lugar da Sra. Guedes esvaziou-se por completo. E só mesmo uma mente muito retorcida não consegue ver isso. Mas a oposição e certa imprensa preferem continuar a tapar o sol com a peneira. O problema nunca foi a competência da apresentadora mas sim a complacência do director que – vejam só! – é seu marido. Será isto o tal tráfego de influências? Tem graça, é mesmo. Sem dúvida que existem coisas por explicar no dossier Freeport mas também não deixa de ser verdade que o que está por apurar não deve implicar o primeiro-ministro só porque a Sra. Guedes junta com a sua partner Ana Leal assim o desejam. Com culpa ou sem culpa, existe um caso fabricado: tanto partidário como sectário. Só que o timing de tudo isto também daria pano para mangas.
 
Curiosamente, os casos mais mediáticos sobre interferência de interesses nos conteúdos editoriais dum jornal passaram-se precisamente no tal Jornal Nacional das sextas-feiras. Primeiro foram os patins ao Marcelo Rebelo de Sousa e depois foram as mordaças ao Miguel Sousa Tavares. Um foi pregar para outro canal, o outro vendeu os direitos do seu romance em troca desse silêncio amordaçado. Todavia, como quem anda à chuva molha-se, a Sra. Guedes não evitou um balde de água fria despejado pelo Bastonário da Ordem dos Advogados, Marinho Pinto, em pleno directo. No jornal da Sra. Guedes não se falava apenas de supostos processos de justiça. Bem pelo contrário, aplicava-se logo ali a justiça – ou melhor, a “justiça” – condenando quem se queria condenar. Não estou a dizer que Sócrates foi uma vitima mas nunca pode ser culpado antes de ser julgado quando ainda por cima nem sequer é arguido. Sim, existe tráfego de influências na política, obviamente – mas estou em crer que em nada se compara com a intoxicação da opinião pública. Nem as novelas da TVI conseguem ter enredos tão bem ficcionados. A Sra. Guedes só se mantinha no leme da informação da TVI porque o marido era o comandante do barco e não por méritos próprios porque no decorrer do seu percurso acabou por se desnortear do seu código deontológico. A quem é que tudo isto interessa? Faço uma pequena ideia mas ao mesmo tempo penso que não foi uma grande ideia. Tenho pena que dê que falar e lamento ainda mais que até possa influenciar. O tal jornal das sextas-feiras não acabou, apenas mudou, e provavelmente para melhor. Assim o espero. Creio que foi tão-somente uma decisão de bom gosto. A Sra. Guedes tem dinheiro e não precisa do seu jornalismo para nada e nós também não. Foi mau enquanto durou mas finalmente acabou. Além disso, aquele seu ego nunca coube na televisão. Não foram cardos nem foram prosas, foram espinhos contra rosas (!)
 
Um abraço...
shakermaker
 
para ouvir: My Big Mouth por Oasis em Be Here Now (1997)
para ver: While She Was Out » K.Basinger
blogjob por shakermaker às 00:00

ISOLAR POST | DESANCAR POST | RECOLHER POST
18 LINCHAMENTOS:
De Zeze a 4 de Setembro de 2009 às 14:44
Olá Amigo
São politiquices...Mas foi um grande cardo que lhe saiu!!

Um Abraço
De http://shakermaker.blogs.sapo.pt a 8 de Setembro de 2009 às 20:20
Ora viva!

Oh Zézé,
o que a Sra. Guedes precisa é de ocupação:
do tipo que tu por vezes falas no teu blog (!)

Um abraço...
shakermaker
De Manefta a 5 de Setembro de 2009 às 13:56
Ora viva!

Pois claro, é mais um caso de verdadeira comédia portuguesa, ou palhaçada. Tenho para comigo que aquele tipo que apresentava o batatoon há uns anos atrás com voz de aguardente seria uma óptima escolha para substituir a dona Nela.
Mas afinal a moça que o fez continua a falar no gordo, no Sócrates, nos envelopes, maneiras que não houve qualquer censura.
Isto a páginas tantas uma mulher fica confusa com tanta voltinha no carrossel, será que o Branco Aguiar está recordado do sotor Marcelo?
E o Vasco Pulido terá consciência que agora não tenho o que não ver às sextas feiras?
Quanto a dona nela, não gosto dela, e não durava 3 horas na Ribeira. Sempre achei incríveis o marido, a esposa e um telejornal que mais parecia um talk show da Fatima Lopes depois de parir os seus 20 filhos, mas pela boca ( desculpem lá a alusão a outro canal ) à conta de “jornalistas” como a dona Nela é que a liberdade de expressão por que tantos lutaram, se tornou num dado adquirido e constantemente e porcamente citada para encobrir agendas políticas, pessoais e faltas de profissionalismo e zelo profissionais.
Quantas vezes se fazem noticias sem confirmação sem averiguar se as fontes são legitimas e insuspeitas? Andamos aqui a ouvir os recadinhos deste para aquele e daquele para o outro mas tudo disfarçado por um bailinho, que também pode ser da madeira, porque não, e com um sorrisito porque somos tugas e podemos falar das coisas assim um pouco a dar no mais ou menos que a malta percebe.
O Marinho até subiu um bocadito na minha consideração, se bem que ainda não tenho bem certeza que não gosto dele. O homem tem um pouco aquela coisa do dizer tudo como os malucos...mas eu se calhar também dava em maluca.
Talvez a dona Nela descubra uma carreira na musica, e dê uma de pseudo Zeca Afonso e até faça as pazes com o Marinho e resultem no Duo Opinião Maravilha, era bonito e já nos falta esse cromo na cardeneta.
O fósforo,ora o fósforo pode ser riscado sem ser queimado, e usado sem ser esgotado.
E que jeito me fazia um agora, para acender o meu cigarro.

Beijos e Abraços,
Manefta
De pitecos a 6 de Setembro de 2009 às 12:12
Não não!.. espero para bem da pátria, que a a Manelinha volte para onde nunca devia ter saido...o Parlamento.
De http://shakermaker.blogs.sapo.pt a 8 de Setembro de 2009 às 20:52
Ora viva!

Ok amigo Zé, mas lá está: desta vez vai retomar o seu lugar no CDS ou vai ocupar um novo no PSD?!

Por mim, prefiro que volte a gravar um disco.

Um abraço...
shakermaker
De http://shakermaker.blogs.sapo.pt a 8 de Setembro de 2009 às 20:24
Ora viva!

Pois é Manefta, tem toda a razão: está tudo doido!
Só nos faltava agora O Gordo para compôr o ramalhete. Enfim, faz falta animar a malta.

Ah, Ok
Já percebi essa do fósforo e rima e tudo e tudo.

Um abraço...
shakermaker
De mfc a 6 de Setembro de 2009 às 18:24
Não suporto a Madame Guedes nem o Nosso Primeiro.
De qualquer modo, depois das eleições ninguém vai mais falar no caso.

PS - Acho fantástica as carpideiras do PSD quando há 5 anos sanearam o Marcelo...
De http://shakermaker.blogs.sapo.pt a 8 de Setembro de 2009 às 20:27
Ora viva!

Pois é mfc, eles têm a memória curta e uma grande lata. Estamos no nosso pleno direito de gostar ou não gostar deles, só que devemos respeitar o bom nome das pessoas. Ou seja, para também sermos respeitados temos que nos dar ao respeito.

Um abraço...
shakermaker
De la vie en long-métrage a 6 de Setembro de 2009 às 21:56
Bem, foi de facto a notícia do dia!
No dia seguinte a este grandioso acontecimento, quando estava a fazer zapping, parei na TVI24 e vi o ênfase que estavam a dar à notícia. Afirmavam eles, com pesar, que os jornais desportivos tinham sido os únicos jornais a não colocar a Manela ou o cancelamento do seu jornal na primeira página. Ora bem, era o que faltava que o fizessem! Quando vou ao quiosque comprar o O Jogo - passo aqui a publicidade - não estou nada interessado em encontra a Manela com a sua bocarra na capa - nunca gostei dela - compre o jornal para ler sobre os maus resultados da selecção e dos bons do meu Porto

No entanto, isto não passa dum encher de pneus, porque realmente aquele jornal não trazia nada de especial. Caso a decisão tenha vindo de Espanha, a conversa é outra. Mas como duvido muito disso...

Um abraço.
De http://shakermaker.blogs.sapo.pt a 8 de Setembro de 2009 às 20:30
Ora viva!

Fazes bem, pois em tempo de eleições mais vale comprar jornais desportivos para descansar a cabeça e não ver coisas tristes. Ou, por outro lado, coisas bem mais alegres como as vitórias do F.C.P.

Por acaso, eu não estou muito virado para a bola...
Não sei porquê...

Um abraço...
shakermaker
De padeiradealjubarrota a 7 de Setembro de 2009 às 01:59
Pois, não estamos de acordo. Apesar dos 'estardalhaços' Moura Guedes, isto caiu mesmo muito mal. E como vê, acontece também com outros partidos, o que nunca, mas nunca deveria acontecer.
De http://shakermaker.blogs.sapo.pt a 8 de Setembro de 2009 às 20:42
Ora viva!

Sim, é verdade que já existem precedentes, só que enquanto isto não for provado, trata-se somente duma suspeita. O problema é que na maioria das vezes se condena demais e investiga-se pouco

Cara Padeira, obrigado pela troca de opiniões.

Um abraço...
shakermaker
De cigana a 9 de Setembro de 2009 às 01:22
Caro Shaker , muito bom este post !
Finalmente leio qualquer coisa em que me revejo sobre o assunto, e escrito de forma linear e sem papas na língua.
Não sou apreciadora do Sócrates nem da Manuela Moura Guedes, mas misturar alhos com bugalhos e confundir cardos com rosas, realmente acaba por ser novelesco!
De http://shakermaker.blogs.sapo.pt a 9 de Setembro de 2009 às 10:04
Ora viva!

Sabe, nós gostamos muito de confundir as coisas conforme nos dá mais jeito: somos tendenciosos.

Não gosto da Sra. Guedes e até tolero o Sr. Sócrates mas detesto intrigas sem fundamento exarcebadas.

Um abraço...
shakermaker
De padeiradealjubarrota a 11 de Setembro de 2009 às 12:38
Compreendo o drama dos julgamentos na praça pública e condeno. Aqui trata-se de informação televisiva, boa ou má. Se uma tv errar nas suas reportagens terá de pagar por isso. Confesso também inadmissível que se mandem fechar blogues.
Tb acho saudável troca de opiniões desde que as pessoas se respeitem e sejam de mente saudável.
De http://shakermaker.blogs.sapo.pt a 14 de Setembro de 2009 às 20:02
Ora viva!

Sim, essa do fecho dum tal blog é realmente uma das muitas asneiras do Sócrates pois era escusado. Teria sido melhor ficar-se apenas pelo descontentamento e porventura defender-se caso achasse conveniente.

Um abraço...
shakermaker
De Pedro Pereira a 11 de Setembro de 2009 às 13:58
muito bem, gostei muito do post e concordo inteiramente com a sua opinião. também referi o facto de o José Eduardo Moniz ter saído da tvi e MMG estar a mais, e o grande caso do Bastonário da ordem dos advogados.
Era inadmissível aquele "jornalismo".
Boa decisao da direcção da tvi. sim, porque eu nao acredito nas pessoas que vendem a ideia de que tenha havido interferências do governo. O José Sócrates é muito mais inteligente do que isso...
De http://shakermaker.blogs.sapo.pt a 14 de Setembro de 2009 às 20:05
Ora viva!

Caro Pedro, tal como eu escrevi: se porventura o Sócrates interveio, então terá sido uma grande asneira pois a Sra. Guedes já estava moribunda. Também não acredito nessa versão mas enfim...

Obrigado e volte sempre!

Um abraço...
shakermaker

desancar shakermaker

»posts & blogjobs

» música menstrual

» o amor faliu

» dead man walking

» alive and kicking

» saudade amolece

» música para gente grisalh...

» penálti de cabeça #01

» café puro

» mais (es)perto da estupid...

» do caixão ao berço

» você bate no seu pc?!

» parebenizar & desvaloriza...

» bamboleo bambolea

» subindo paredes

» videoclip #05

» recycle bin

» saturday night sweat

» deixem-me em paz!

» working class hero

» a frase feita: o lugar-co...

» foram espinhos contra ros...

» há coisas que eu sei

» (quase) tudo sobre justiç...

» videoclip #04

» surrealizar por aí

» (com)postura corporal soc...

» todos juntos somos mais

» (quase) tudo sobre cortej...

» amor: um silêncio coniven...

» o cintilante não é brilha...

» a conspiração do semáforo

» as lesmas & as alfaces

» molhar as partes pudibund...

» presos pelo nariz

» dog bless america

» inferência das coincidênc...

» eu acredito no mosquito

» quem tem o gay na barriga...

» tira-nódoas vs tira-teima...

» um eco do prazer

» estou cansado de ser sexy...

» amor: reavivando a memóri...

» cosmética sexual #02

» cosmética sexual #01

» amor: brincando com o fog...

» cravados na mente

» o universo paralelo

» mistério do objecto invis...

» 7 e picos, 8 e coiso, 9 e...

» #33

»séquito & móinas

»feeds & não-sei-quê

»tags

» todas as tags