Terça-feira, 7 de Julho de 2009

as lesmas & as alfaces

 

Temos um sentimento de indignação pessoal quando as lesmas fisgam as nossas alfaces preferidas de todas as plantas possíveis que existem nas hortas. Afinal de contas são apenas lesmas; mas porque é que elas não conseguem ser felizes com as folhas das sálvias e das petúnias ou com quaisquer ervas daninhas? Como se atrevem a ser assim tão pretensiosas? Raios partam o raio das lesmas dum raio! Pois bem, as senhoras donas lesmas preferem as folhas de alface a todas as outras, exactamente pela mesma razão que nós: são menos venenosas. Ao longo dos últimos duzentos milhões de anos, as plantas criaram nas suas próprias seivas uma série de químicos desconcertantes para se protegerem de serem comidas. Atenção: comidas do verbo comer pois as plantas, como não podia deixar de ser, claro está, são vegetarianas e não cedem aos prazeres da carne. Ora, incluem-se nesses químicos que referi anteriormente, nomes de substâncias esquisitas como sais orgânicos ou inorgânicos, minerais tóxicos, álcoois, aldeídos, alcalóides, compostos polifenólicos e salicilatos. Tudo bem, nem eu sei o que metade destas palavras querem dizer mas o meu motor de busca gosta de se armar em bom! Além disso, é sempre motivante escrever sobre o que não sabemos para quem também não sabe do que falamos. Botânicos, vocês não contam, está bem!? A verdade é que adaptámos alguns destes venenos como semi-venenosos para nosso próprio uso – tabaco, cafeína, cocaína, entre muitos outros. Noutros até encontrámos uso medicinal, como a aspirina que foi encontrada nas cascas das árvores do salgueiro. Outros venenos foram cuidadosamente retirados das estirpes das plantas: tais como a batata e os tomates que descendem ambos da beladona. Nada disso, não se trata duma mulher italiana vistosa, até porque é uma planta venenosa embora também medicinal. Voltando ao inicio: as lesmas preferem as folhas das alfaces porque estas são também da família dos girassóis – ambos da espécie helianto – que são na realidade plantas consideradas doces e cujo cultivo é feito há milhares de anos. O nome “alface” vem do árabe “al-khass” e no antigo Egipto era cultivada para aproveitar o óleo extraído das sementes. Já na mitologia Grega, a alface foi simbolicamente relacionada com a morte, pois segundo a lenda, o amor entre a deusa Afrodite e o jovem Adonis teve um fim trágico quando este último foi morto por um porco selvagem (!) no jardim das alfaces onde Adonis se escondia. Será que Adonis era uma lesma? Não sei, mas é preciso ser tão lento como uma lesma para não conseguir fugir dum porco mas também um pouco estúpido para se deixar apanhar, digo eu...
 
Também o povo romano foi consumidor de alface e até era costume as elites servirem alface como entrada, antes do prato principal, com rabanetes e outros legumes crus. Essa prática ainda perdura em algumas regiões e países, como por exemplo na França. Mas é claro que as lesmas não sabem disto e também pouco se importam de onde vêm as alfaces: apenas nós é que nos preocupamos em cultivar alfaces acéfalas ou romanas, de folha lisa ou crespa, e repolhudas. As lesmas estão-se a borrifar para a variedade, até porque têm muito mais com que se preocupar. Por exemplo, eu já tive a oportunidade de assistir a uma luta violenta por um pedaço de alface já ratado entre uma lesma e um caracol. Aquilo é que foi um combate! É claro que ganhou a lesma pois o maricas do caracol fechou-se em casa acagaçado. Por acaso gostava de ver como se seria um combate entre uma lesma e um pulgão… Ou entre uma lesma e uma larva mineira. As lesmas podem até ser pretensiosas mas temos que compreender a sua sabedoria e respeitar o seu passado. Pertencem à família dos gastrópodes, na classe dos moluscos mais vasta e existem desde os períodos Jurássico e Cretácico, e até escaparam à revolução paleozóica quando tudo o que era vida foi desta para melhor. Então, como é possível ainda ficarmos indignados com a prepotência das lesmas? Haja respeito, porra! O sacana do bicho já levou com gelo e fogo, meteoritos e dinossáurios, livrou-se de ser um fóssil, e nós ainda temos a lata de os privar de comer uma porcaria duma alface? Mais ainda: desde cedo se tornaram independentes, fazendo-se à vida, saindo das suas “casas”, pois no decorrer do seu processo evolutivo deixaram para trás as suas conchas calcárias. Além disso, há que ter consideração e até admiração por um bicho que tem olhos, boca e órgãos genitais concentrados num mesmo local: literalmente, na cabeça! As lesmas, para lá de pensar em comer alfaces, também pensam constantemente em comer outras lesmas. Desenganem-se quem pensa que as lesmas são paniscas só por serem hermafroditas. Os caracóis é que são uns grandes rabetas, pá! São comidos por toda a gente! As lesmas têm apetite voraz e são verdadeiros animais sexuais! De tal forma que as relações sexuais entre esta espécie podem prolongar-se durante semanas. E quando param… Só se for mesmo para comer uma alface. Caso haja por aí gente interessada em relações duradouras, é só seguir-lhes o rasto do muco (!)
 
Um abraço...
shakermaker
 
para ver: Sweet And Lowdown » Allen/Penn
para ouvir: For What It's Worth por Placebo em Battle For The Sun (2009)
blogjob por shakermaker às 00:00

ISOLAR POST | DESANCAR POST | RECOLHER POST
15 LINCHAMENTOS:
De Manefta a 7 de Julho de 2009 às 11:11
Olha! E não é que isto hoje leva mais botões e tudo? Maneiras que já não é tudo na mesma como a lesma. Pronto fiz a única piada possivel. Espere...
Ora viva carago, porras, canudo! Folgo em saber que esta vivo e um ser pensante, partes pudibundas e lesmas com o sexo na testa é coisa que devia preocupar o mundo. Olhe uma vez vi o combate entre uma lesma e vários escaravelhos da batata e foi coisa de me ocupar uma manhã e um bocadito depois do almoço, bons tempos, no final enterrei a bicha lol com bagas e amoras silvestres, andava a ler um livro sobre a cultura egípcia, enteda-se ler por ver as figurinhas. Alfaces gosto, é. Sabe que são boas para inchaços e optimas para usar em cataplasmas e o raio, maneiras que para quem tem o sexo na testa deve de dar jeito, digo eu, uma vez experimentei lol e senti-me inchada. E depois é como tudo na vida, elas há em variedade americana, romana, galega, frisada, lisa, roxa, maneiras que vai que você ingere uma lesma americana, assim por acaso né, cataplasma de alface americana...não? Não é nada disto? Tipo se as mulheres não tivessem pernas eram como as lesmas, deixavam rasto? Também não? Tou equivocada? Mas por outro lado alembram-me os homens na parte dos tentáculos retrácteis. Pronto já disse.
A bicha, a tal que não tem costelas e anda na ramboia todo o santo dia, come alfaces e não gosta que lhe amandem sal, por causa da osmose, está visto que a lesma até pode pinar na folhinha da alface, mas não pode ir molhar as partes pudibundas, vulgo testa na água do mar que nem a gente, vulgo mulheres que vocês diz que são retrácteis.
Olhe folgo em lê-lo, devia manter isto aberto, só eu sei o bem que me faz estupidificar logo pela manhã.
Beijo
Manefta
De misslust a 7 de Julho de 2009 às 12:46
Ora viva...
Deu á costa o meu caro amigo.
Folgo em saber que não perdeu todas aquelas qualidades que tenho vindo a referenciar ao longo do tempo...

Confesso que não li tudo, estou a passar cheia de pressa, mas...

Tenho algo a reclamar... E das alfaces sem lesmas! Não se fala!!!

Fique o meu amigo sabendo, que no meu quintal, alface que é alface não tem lesma... Assim se o amigo quiser vir saborear uma delas, livre de quaisquer especies animai, ou outras e na minha companhia (rsrsr) é só se manifestar.

Deixo-lhe então um grande beijo... molhado mas sem rasto de baba e como sei que o amigo não se importa...
Fica também um beijo para a Manefta
De http://shakermaker.blogs.sapo.pt a 9 de Julho de 2009 às 14:34
Ora viva Cara Miss Lust!

Olhe, eu ainda não percebi que qualidades são essas mas se diz que as tenho, então eu acredito. A sério, até já comecei a procurá-las nos bolsos ou em algum lugar recôndito da minha carcaça. Será isto ou aquilo?

Folgo em saber que tem alfaces e outras coisas frescas no quintal pois não há nada como semear para depois comer e saborear. Ou então, não.

Obrigado pela visita e volte sempre!

Um abraço...
shakermaker
De http://shakermaker.blogs.sapo.pt a 9 de Julho de 2009 às 14:26
Ora viva Cara Manefta !

Olhe, não foi de propósito pois estava convencido que tinha os comentários fechados como tem sido meu apanágio nos últimos tempos. Não é por mau feitio mas somente por não ter tempo de retribuir visitas e assim. Agora, tenho que vos aturar...

Bom, e o que dizer destes seus comentários corridos a interpretações , interpelações e demais disparates? Muito obrigado pois também eu me divirto imenso ao ler o que escreve sobre o que escrevi.
Aqui está uma óptima relação que não chateia e em que todos ficamos a ganhar, embora eu com larga vantagem pois estimo o que diz e o que pensa quando o faz.

Obrigado pela visita e volte sempre!

Um abraço...
shakermaker
De Luís a 7 de Julho de 2009 às 15:29
Boas, nunca comentei mas costumo ler-te. Bom post, está bem escrito e divertido. Parabéns e continua.
De shakermaker a 9 de Julho de 2009 às 14:37
Ora viva!

Obrigado pelo comentário e espero que volte nem que seja só para ler, o que muito estimo. Volte sempre!

Um abraço...
shakermaker
De Kristy a 9 de Julho de 2009 às 14:39
Ora viva Caro Amigo!! Não venho aqui desancar o post pois ainda não tive oportunidade de o ler, venho sim agradecer a sua amável visita lá no meu cantinho pois é sempre um enorme prazer tê-lo por lá. Um abraço e já agora um beijinho que sabe sempre bem :-)
De http://shakermaker.blogs.sapo.pt a 10 de Julho de 2009 às 23:24
Ora viva!

Estranho: já é a segunda visitante que passa por cá cheia de pressa... Acho que não se querem comprometer.

Mas fico contente pela visita, obrigado e volte sempre!

Um abraço...
shakermaker
De kruzeskanhoto a 9 de Julho de 2009 às 21:46
As lesmas são lixadas. Até no pino do Verão vão saem da minha horta!
De http://shakermaker.blogs.sapo.pt a 10 de Julho de 2009 às 23:28
Ora viva!

Dizem que o que não mata, engorda, logo uma saladinha de alface com lesmas tanbém não farão mal a ninguém, digo eu que nunca provei.

Obrigado e volte sempre!

Um abraço...
shakermaker
De cigana a 10 de Julho de 2009 às 02:30
Até que enfim, pode-se desancar à vontade!

Dizem que quem não tem o prazer da comida também não tem o prazer da líbido... Não sei até que ponto isso está provado, mas as nojentas das lesmas comem como alarves, reproduzem-se como coelhos e resistem a tudo! E quem se lixa não é o mexilhão, é a alface!
De http://shakermaker.blogs.sapo.pt a 10 de Julho de 2009 às 23:29
Ora viva Cara Cigana!

Ok, tudo isso é verdade mas eu sou pelos oprimidos e injustiçados, logo estou do lado das lesmas!

Obrigado e volte semore para desancar!

Um abraço...
shakermaker
De OGajo a 15 de Julho de 2009 às 18:57
Olá caro Shakermaker! Acompanhava com a regularidade possivel o teu blog aqui há vários meses e agora que regresso à blogosfera vejo que continuas em forma e de boa saúde (cheguei em tempos a ter a honra de receber alguns blogjobs - que guardo com carinho e apreço). Não me conheces sob este pseudónimo mas dá um salto a durexaltdelete@sapo.pt (fico á espera de mais noemações lol). Abraço
De OGajo a 15 de Julho de 2009 às 18:59
Reparo queo meu ex-blog permanece na tua lista "the sleeperand dead". Fico satisfeito.
De http://shakermaker.blogs.sapo.pt a 24 de Julho de 2009 às 18:21
Ora viva!

Gajo, eu não estou a ver quem és tu, mas se foste nomeado para os blogjobs, então é porque te conheço. Eu tenho um palpite mas ainda não tenho a certeza...
Por enquanto, não arrisco.

De qualquer forma, obrigado por me continuares a visitar. Bem haja!

Um abraço...
shakermaker

desancar shakermaker

»posts & blogjobs

» música menstrual

» o amor faliu

» dead man walking

» alive and kicking

» saudade amolece

» música para gente grisalh...

» penálti de cabeça #01

» café puro

» mais (es)perto da estupid...

» do caixão ao berço

» você bate no seu pc?!

» parebenizar & desvaloriza...

» bamboleo bambolea

» subindo paredes

» videoclip #05

» recycle bin

» saturday night sweat

» deixem-me em paz!

» working class hero

» a frase feita: o lugar-co...

» foram espinhos contra ros...

» há coisas que eu sei

» (quase) tudo sobre justiç...

» videoclip #04

» surrealizar por aí

» (com)postura corporal soc...

» todos juntos somos mais

» (quase) tudo sobre cortej...

» amor: um silêncio coniven...

» o cintilante não é brilha...

» a conspiração do semáforo

» as lesmas & as alfaces

» molhar as partes pudibund...

» presos pelo nariz

» dog bless america

» inferência das coincidênc...

» eu acredito no mosquito

» quem tem o gay na barriga...

» tira-nódoas vs tira-teima...

» um eco do prazer

» estou cansado de ser sexy...

» amor: reavivando a memóri...

» cosmética sexual #02

» cosmética sexual #01

» amor: brincando com o fog...

» cravados na mente

» o universo paralelo

» mistério do objecto invis...

» 7 e picos, 8 e coiso, 9 e...

» #33

»séquito & móinas

»feeds & não-sei-quê

»tags

» todas as tags